Averbamento (s. m.): Acto ou efeito de averbar; Nota lançada à margem de um título ou registo; Registo.

24
Mar 11

Tal como muitos temiam, os mercados não reagiram bem ao chumbo do PEC IV e ao pedido de demissão do primeiro-ministro. As taxas de juro dispararam e bateram recordes. Como se esperava ainda, na Europa aumentaram de tom as vozes que exigem que Portugal recorra o mais rápido possível ao Fundo Europeu de Estabilidade Financeira. A começar pelos nossos vizinhos espanhóis, que temem que os mercados, depois de arrastar Portugal para a ajuda externa, se viram para Castela.

Ouvia ainda há pouco o António Esteves Martins, correspondente da RTP em Bruxelas, recordar que as medidas que compunham o novo PEC tinham o aval e a chancela da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu. E ouvira antes que o PSD, chegando ao poder, pondera desde já aumentar a taxa máxima do IVA, o que permite, em tese, reforçar a obtenção imediata de receita. Resta saber o efeito que esse aumento terá no consumo.

No meio de tudo isto, eu, que nunca gostei dos governos de José Sócrates, continuo convencido que as alternativas não o são verdadeiramente e que, na prática, quem vai continuar a sentir no bolso os efeitos da crise.

Resta saber quanto tempo vai demorar até que os senhores do Fundo Monetário Internacional deixem de dar indicações governativas por telefone e venham instalar-se nos gabinetes dos ministérios portugueses. E descobrir - esta rapidamente - quais os verdadeiros efeitos desta crise política.

publicado por Helder Robalo às 13:37

Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10

14
16
17
18
19

20
21
25
26

27
29
31


comentários recentes
Não descontassem no salário e a adesão era bem mai...
Claro que aprovaria. Isto de decidir conforme os v...
o teu blog é muito bom vem visitar o meu
Fernando,Convido-o a visitar este meu outro espaço...
Obrigado :)
Parabéns pelo destaque :)
A cultura deve ser preservada a todo o custo. Por ...
Caro Pedro, obrigado pelo aviso e pelo destaque.Ab...
Mas se ao invés de o bloqueio ser não abastecer ne...
Bom dia,O Bloco de Averbamentos está em destaque n...
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO