«"A Meu Ver" e "Contos de Natal" são os mais recentes projectos da RTP, em que os protagonistas não serão profissionais da televisão, mas sim estudantes universitários. (...) A estação disponibilizará ainda o material audiovisual e escolherá, posteriormente, as quatro melhores reportagens para exibir, mais uma vez, em canal aberto. Os vencedores terão ainda a oportunidade de estagiar durante dois meses na RTP.»
Numa acção de "mecenato", a RTP abre as portas da sua casa a jovens de cinco universidades portuguesas. Segundo o presidente do conselho de administração da rádio e televisão pública, o objectivo é "aproveitar talentos, experiências e recursos humanos" existentes nas universidades.
Boa... Aproveitar os recursos humanos das universidades. Já agora, se não levarem a mal, fica a questão: este "aproveitamento" de recursos é a título gratuito ou pagam qualquer coisita aos universitários?
Não deixa de ser curioso que sejam os próprios organizadores a reconhecer a precariedade actual da profissão: "Existem cerca de 23 cursos de comunicação social no País, dos quais saem 1200 novos licenciados a cada ano. Apenas 10 a 15 têm emprego e a maioria não tem forma de mostrar o que vale", sublinhou Mário Augusto.